Alegria de Ensinar

Só tem alegria de ensinar quem tem alegria em aprender, compartilhar, dividir, ...

quinta-feira, 15 de março de 2012

Projeto "Eu e o Meu Corpo"

PROJETO “EU E O MEU CORPO”


JUSTIFICATIVA: As crianças têm uma curiosidade natural sobre o próprio corpo e seu funcionamento. É preciso que este assunto seja tratado com naturalidade e respeito.
            Conhecer o próprio corpo possibilita que a criança tenha condições de interagir com ele de forma coerente, reconhecendo suas sensações, promovendo a construção de uma imagem positiva de si mesma e aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças.
            Este é um assunto muito importante e deve ser priorizado no trabalho com alunos menores, pois a imagem corporal que a criança tem de si mesma é o ponto de referência para todo tipo de aquisição de conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e organizar o conhecimento do mundo exterior. Será este o ponto de partida das noções de espaço, tempo, forma, volume, etc.
            É com esta compreensão que este trabalho com o corpo será desenvolvido, um trabalho cheio de atividades e jogos, as quais levarão os alunos a fazer a grande descoberta do seu corpo e a adaptar-se com o mundo que a cerca.

OBJETIVOS: Conhecer a imagem do próprio corpo descobrindo seus limites e sensações que ele proporciona.
                        Identificar, localizar e nomear as partes do corpo.
                        Perceber a simetria corporal.
                        Conhecer e identificar os cinco sentidos.
                        Compreender e se interessar pelos cuidados que devemos ter com o nosso corpo, associando cuidado à saúde.

PERÍODO: De 2 a 3 Semanas de trabalho efetivo, porém é retomado durante todo o ano, permeando outros conteúdos abordados, porque não é uma temática que se esgota com este tempo de trabalho.

CONTEÚDOS: - As partes do corpo;
                         - Sentimentos;
                         - Órgãos dos sentidos;
                         - Higiene e saúde
                         - Lateralidade.

METODOLOGIA:

1- Percebendo o corpo: Ao ar livre realizar várias atividades como: rolar, pular, caminhar, correr, imitar animais, dançar aumentando e diminuindo gradativamente o ritmo.
Estas atividades ajudam a criança na percepção global do corpo e em seguida ela pode então começar a reconhecer as partes do corpo.

2- Cantando o nosso corpo: Com a ajuda de várias músicas: “cabeça, ombro joelho e pé”, “ A Formiguinha”, “Boneca de Lata”, etc, será apresentado as partes do corpo, identificando-as e nomeando-as.

3- Desenho e Recorte das partes do corpo: Várias atividades podem ser realizadas. Há inúmeras coleções pedagógicas que trazem atividades referentes às partes do corpo. Algumas realizadas estão em anexo:
-Completar um rosto que só há o contorno, recortando as partes que faltam.
-Fazer quebra-cabeça com figuras recortadas de revistas.
-Recortar de revistas partes do corpo humano e completar o que falta ( recorta a cabeça e tem que desenhar o corpo, etc.)

4- Modelando o nosso corpo: Utilizando massinha modelar a figura humana. Primeiramente só a cabeça e todas as partes que tem e depois vai acrescentando mais partes do corpo humano até que esteja o mais completo possível.

5- Mapeamento do corpo: Em grupos ou em duplas, utilizando papel bobina,ou na cancha  desenhar o corpo do colega (mapa) e completar com as partes do corpo. Em seguida com a ajuda da professora identificar e escrever o nome das partes do corpo.

6-Conhecendo os órgãos dos sentidos: Através de atividades práticas mostrar as crianças às várias formas de sentirmos e percebermos tudo a nossa volta. Levar para a sala de aula vários objetos, sabores, essências e sons para que brincando de descobrir utiliza  os cinco sentidos.

7- O dado dos sentidos: É um jogo que consiste em jogar o dado o qual em cada face traz um dos órgãos dos sentidos e para cada face uma atividade prática será realizada, relacionando o órgão a sua função. Ex: boca vai até a caixa e pega algo para comer e deve dizer o sabor que tem.

8-Atividades pedagógicas relacionando os cinco sentidos e com a higiene. Há inúmeros exemplos em várias coleções pedagógicas disponíveis em todas as escolas.

9-Histórias com as partes do corpo; Contar histórias que trazem como personagens as partes do corpo. O autor Ziraldo escreveu vários livros: O joelho Juvenal, os cinco dedinhos. É interessante  porque é o próprio orgão que fala e conta a historia, isso possibilita a imaginação e desperta para os cuidados que se deve ter com o corpo.

10- Dramatização do banho com as etapas do jornal: Esta é uma atividade muito divertida. É uma história dramatizada do banho, a qual é realizada envolvendo as etapas do jornal e o reconhecimento das partes do corpo. É uma atividade que as crianças gostam muito e o material principal são folhas de jornal.
           

12- Técnica de Relaxamento: Na sala deitados no chão ao som de um música realizar exercícios de relaxamento, percepção do corpo e da respiração. È uma atividade muito prazerosa, pois traz bem estar e é diferente pois foge do trabalho pedagógico propriamente dito (nas mesinhas).

13- Massagem: Em duplas é realizadas massagens, da borboleta, do gatinho, etc, para que possam sentir o  toque do colega. É o momento de trabalhar o respeito ao corpo do outro.

14 Técnicas de Afetividade: Com auxilio de algumas músicas será realizado várias atividades, terapia do abraço, dança coletiva, etc. É a oportunidade de trabalhar a socialização, a aceitação, as diferenças e os sentimentos.

15- Jogos no Computador: Aproveitando a aula de informática, será trabalhado no Linux Educacional com o Senhor Batata. Um jogo onde os alunos utilizando diferentes partes do corpo terão que montar seu boneco. Assim os alunos poderão utilizar o computador para criar seu boneco. Também puderam desenhar o corpo humano no programa de pinturas.

16- Medindo o nosso corpo:  Medir o corpo, utilizando fita métrica e também barbante, assim podem perceber os tamanhos  diferentes uns dos outros e em seguida um gráfico pode ser montado com as medidas dos alunos.

17- Trabalhando a lateralidade: Várias músicas e atividades podem ser realizadas com os alunos tanto dentro da sala como fora para que possam perceber e utilizar a lateralidade dominante.
            Pode ser: pegar, arremessar, separar objetos; brincadeiras recreativas, etc.


AVALIAÇÃO: A avaliação do projeto será contínua, no decorrer do desenvolvimento deste, através da realização e participação, envolvimento, reconhecimento e domínio das partes do corpo.
            Será também através da analise da evolução das atividades tanto práticas como pedagógicas.


Recursos: Materiais: Jornais, revistas, folhas de atividades, rádio, Cd, computador, bolas, cordas, barbante, papeis coloridos, etc.
                    Físicos: Sala de aula e cancha (pátio)
                   Humanos: Professora e alunos do 1º ano B



4 comentários: