Alegria de Ensinar

Só tem alegria de ensinar quem tem alegria em aprender, compartilhar, dividir, ...

terça-feira, 22 de novembro de 2011

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs

Este texto é fruto da minha reflexão e opinião, no curso Proinfo em uma das atividades realizadas. Leia e reflita você também.

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
 
Estamos em um tempo marcante para nosso trabalho e também nossa vida. Podemos dizer que estamos vivendo o tempo do conhecimento e das tecnologias e é por isso que torna-se necessário repensar o papel da escola, mais especificamente as questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem. O momento requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez e abrangência de informações e com o dinamismo do conhecimento. Enquanto educadores não podemos ficar alheios a todas estas mudanças, não podemos mais ficar parados enquanto tudo a nossa volta se moderniza. Nesta perspectiva, a melhor forma de ensinar é aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento de competências para lidar com as características da sociedade atual, que enfatiza a autonomia do aluno para a busca de novas compreensões, por meio da produção de idéias e de ações criativas e colaborativas. O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é fundamental. Para isto a escola deve propiciar ao aluno encontrar sentido e funcionalidade naquilo que estuda na sala de aula. 

Embora, a tecnologia seja um elemento da cultura bastante expressivo, ela precisa ser devidamente compreendida em termos das implicações do seu uso no processo de ensino e aprendizagem. Esta compreensão é que permite ao professor integrá-la à prática pedagógica. Por experiência própria, uma das maneiras do professor criar situações de aprendizagem que seja significativa para os alunos é através de projetos. Porque quando desenvolvo um projeto consigo articular todas as áreas do conhecimento, conseguindo abranger uma grande quantidade de conteúdos e dentro das possibilidades ( materiais e reais ) também colocar o aluno em contato com a tecnologia, ou seja com materiais que nem sempre são do contato dos alunos, por exemplo o trabalho com o jornal. Neste ano de 2011, desenvolvi com os alunos um trabalho muito jóia com o jornal, onde nós aprenderam muito, e tenho certeza de que foi muito significativo para eles, prova disso são os resultados já observados. E, assim acredito que o nosso desafio maior enquanto professores é dar nova vida ao currículo da escola. Para isto a formação do professor tanto para aqueles que estão em exercício como aqueles que estão se preparando nos cursos superiores é imprescindível. Mas, não podemos deixar de apontar que existe também, a necessidade de repensar a estrutura do sistema de ensino por parte daqueles que são responsáveis por isso. Não se pode somente querer que o professor torne significativo a aprendizagem para os alunos, mas também que o ensino se torne significativo para o professor.

Um comentário:

  1. Gostei do pedido de interação para com seus leitores...

    abraços...

    Karine

    ResponderExcluir